24/02/10

É mais que tempo de alguém ficar chateado II


Quando têm a oportunidade de falar para o grande público,uma das maiores preocupações dos activistas é a de não parecerem maluquinhos. Hoje, sei que se eles pareceram alguma vez maluquinhos, é porque as pessoas transformam em “maluquinhos” todos aqueles que dizem a verdade que elas não querem ouvir. Isto passou-se ao longo da História, vezes incontáveis. E por muito inacreditável que seja, continua a fazer-se! Sim, tal como o racismo e as calças de cintura subida, já passa muito da hora de ser ultrapassado.


Eu sei que há pessoas que me consideram ingénua por tentar convencer quem conheço a adequar os seus comportamentos aos seus ideais. A mudar a maneira como vivem conforme aquilo que realmente acreditam que é correcto. Há quem me diga que não faz realmente diferença como agimos, porque ninguém age correctamente em relação a tudo, e que por isso umas pessoas agem bem numas coisas, e outras noutras. E a isso eu respondo, que merda é essa? É compreensível que meia dúzia de gajos não saiba pensar por eles próprios e simplesmente se deixe levar na cantiga, mas não gente como nós. Pessoas boas, convictas, fortes. Então o plano é cada um fazer de forma correcta aquilo que lhe apetece? Um dá porrada ao cão mas faz reciclagem, outro paga os impostos mas abusa da filha? E de alguma maneira, convencem-se que feitas as contas, isto no fim vai dar tudo certo? Estão muitíssimo enganados.


E desde quando é que o facto de os outros agirem mal é desculpa para nós agirmos mal também? Afinal de contas, essa parece-me apenas MAIS UMA razão para procurarmos destacar-nos como exemplo.


Mais uma vez, chamem-me ingénua por sequer me dar ao trabalho de escrever isto. Toda-a-gente-está-farta-de-saber-que-está-tudo-muito-mal, não é? Como se a culpa não fosse de ninguém. Ou só pertencesse aos homens sentados nos lugares mais altos. A verdade é que as revoluções que usamos orgulhosamente ao peito foram feitas pelas pessoas como nós. Teremos esquecido?


E se temos esse poder, temos, queiram desculpar, essa inegável responsabilidade.


Hoje estou chateada.

Sem comentários:

Enviar um comentário